terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Blogues

Segundo (Gomes & Silva, 2006), os blogues podem ser definidos como “um formato de edição e publicação em linha que se caracteriza essencialmente pela configuração cronológica inversa de apresentação de informação”. Os blogues são, por norma, de utilização gratuita sem necessidade de programação ou formatação sendo considerados uma forma apelativa para partilha de informação, de acordo com Martindale & Willey, (2004, citado por Gomes & Silva, 2006). São utilizados “de forma informal, discreta, como um acto privado de alguns professores ou alunos” em âmbito escolar, como salienta (Gomes, 2005: 311, citado por Gomes & Silva, 2006). Orihuela e Santos (2004, citado por Gomes & Silva, 2006) fazem referência a vantagens educativas na utilização dos blogues, salientando que “em relação às páginas web convencionais (…) a sua adopção no âmbito educativo ser [muito] mais fácil aprender a criar e publicar na web um blogue”, bem como a possibilidade de “em muitos casos existir um conjunto de recursos associados aos blogues que podem ser relevantes em termos da sua exploração pedagógica (eg. sistemas de comentários, sistemas de arquivo, sistemas de busca e de detecção automática de referências, entre outros.)”. Bibliografia Gomes, M. J., & Silva, A. R. (2006). A blogosfera escolar portuguesa : contributos para o conhecimento do estado da arte. Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC, 289-309.

1 comentário:

  1. Caras alunas,
    quando copiaram a vossa mensagem original para este blogue, perdeu-se a formatação, o que não ajuda à leitura da mensagem. Utilizaram uma única fonte bibliográfica, o que não corresponde à ideia original: confrontar vários autores. Sempre que fazem uma citação devem incluir o número da página original de onde foi retirado o excerto. No início do texto deviam ter... Segundo Gomes & Silva (2006).
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar